O óleo de peroba vem sendo usado há muitos anos devido às suas propriedades benéficas à limpeza e conservação dos móveis de madeira. Por ser relativamente fácil de encontrar e não ter um preço muito elevado, vem sendo usado até os dias de hoje.
Leia esse post até o final e saiba tudo sobre o óleo de peroba, inclusive como fazer seu próprio óleo de peroba caseiro!
O que é óleo de peroba?
O óleo de peroba é um composto, feito a partir de diversos óleos e solventes vegetais e minerais. “Óleo de Peroba” é, na verdade, o nome da merca de um produto destinado à limpeza e conservação de móveis de madeira. Super conhecido pelo seu custo/benefício, é considerado por muitos um dos melhores produtos com a finalidade de conservação de móveis de madeira, com um preço bem acessível.
Para que serve o óleo de peroba?
ele é amplamente usado na limpeza e conservação dos móveis de madeira, e é o responsável por remover todas as marcas de uso do móvel. Aplicando da forma correta é possível remover marcas de mãos, marca de objetos, sujeiras e até mesmo alguns arranhões superficiais.
Além disso, o óleo de peroba possui em sua fórmula componentes que ajudam a proteger a madeira independente do tipo dela, servindo não apenas para dar brilho aos móveis, mas para conservá-los, conferindo limpeza e um brilho incrível, além de uma alta durabilidade por muito mais tempo.
Como usar o óleo de peroba?
O modo de usar dependerá muito do tipo de móvel o qual você pretende aplicá-lo e também depende de outras questões, como se o móvel de madeira é exposto diretamente aos raios solares ou se fica em locais mais úmidos e fechados. Embora pareça super simples, esses fatores sempre tem que ser levados em consideração, pois seu objetivo é limpar os móveis deixando-os com mais brilho e conservação, e você só atingirá esse objetivo se usar o óleo de peroba da forma correta.
Caso o seu móvel fique exposto por mais tempo ao sol, o ideal é fazer uso do óleo de peroba com maior frequência, aplicando pelo menos 2 vezes ao mês. Se esse não for o caso, então o óleo deve ser aplicado apenas 1 vez a cada 3 meses, pois a sua aplicação excessiva poderá acarretar em uma camada do produto que acabará prejudicando o móvel ao invés de ajudar, e assim não atenderá seu objetivo.
Confira agora o passo a passo de como utilizar o óleo de peroba da maneira certa:
- Utilizando de uma flanela úmida, primeiramente retire toda a poeira e sujeira do móvel.
- Na sequência aplique o óleo de peroba em uma flanela seca e com movimentos circulares, aplique o produto por toda a extensão do móvel, deixando-o agir enquanto faz a própria aplicação.
- Com uma outra flanela seca, remova o excesso que ficou do óleo de peroba no móvel, também fazendo movimentos circulares, simulando o movimento de lustração.
Quais são os benefícios do óleo de peroba?
- Deixa os móveis brilhosos e com um aspecto de renovado;
- Conserva os móveis por um longo período;
- Remove as sujeiras e algumas marcas de uso, como pequenos arranhões;
- Possui fácil aplicação;
- É de fácil acesso, podendo inclusive ser comprado em qualquer supermercado ou pela internet;
- É um produto relativamente barato.
Como fazer o óleo de peroba em casa?
Se você quiser ainda mais praticidade, ainda poderá fazer seu próprio óleo de peroba usando apenas alguns minutinhos do seu tempo e 3 ingredientes! Confira abaixo o passo a passo completo:
Ingredientes necessários:
- ½ copo de azeite de oliva extravirgem;
- ½ copo de vinagre de álcool;
- 5 gotas de óleo de citronela ou outro de sua preferência.
Modo de preparo:
- Em um pote, coloque o vinagre e o azeite. Em seguida misture até que fique homogêneo.
- Em seguida é só você acrescentar as gotas de óleo essencial de citronela ou do seu óleo essencial preferido e misturar novamente.
- Feito isso seu óleo estará pronto para ser usado imediatamente e você poderá deixar seus móveis lindos e lustrados. Mantenha seu óleo em um frasco devidamente vedado, para evitar que estrague em contato com o ar.
O óleo de peroba caseiro é uma opção incrível e super eficaz para quem já está acostumado com esse lustra móveis e não conseguiu encontrá-lo com facilidade na região onde mora, ou simplesmente não achou no mercado.
Confira o vídeo que separamos para você sobre o assunto: