
Close-up of fit female abdomen
Talvez você já tenha ouvido falar sobre a dieta Dukan. A verdade sobre ela é que, assim como outros meios de emagrecer, ela é muito mais honesta na sua origem e também muito mais saudável. Isso deve-se ao fato de que ela modifica a forma de se você relacionar-se com a comida e desta forma ela torna-se um guia permanente para que você sempre saiba como consumir. Já pensou estar de dieta para sempre sem perceber que de fato está?
Mas você pode respirar! Essa dieta não é uma daquelas malucas que te restringe de comer as coisas que você gosta. Muito pelo contrário, ela te ajuda a reeducar seu corpo e também a aproveitar melhor as coisas que você consome. Vamos entender como isso é possível? Leia o artigo!
Qual é o segredo da Dieta Dukan?
Diferente da maior parte das dietas restritivas, a dieta Dukan sugere que você passe a consumir muito mais proteínas. As proteínas por sua vez são muito mais complexas positivamente do que os carboidratos simples que se transformar em energia, e isto exige muito mais do corpo no ato da digestão. É por isso que emagrece: pois como a proteína demora mais para ser digerida e você não está ingerindo carboidrato, o corpo precisa comer a gordura que sobra para conseguir digerir a grande quantidade de proteínas. De forma básica, consumo de proteínas na Dieta Dukan continuará sempre alto, e gradualmente cederá algum espaço para os outros produtos, contudo, você sempre terá que manter um dia específico para o consumo proteína pura por toda a sua vida.
Quais são as fases da Dieta Dukan?
De forma simplificada, temos quatro momentos da dieta Dukan:
- Momento do Ataque: basicamente é aquele momento de maior impacto para a saúde do seu corpo. Este é aquele momento inicial que você come apenas proteínas. Por mais que seja um período curto, é de alto estresse para as pessoas.
- Cruzeiro: que na verdade é uma das fases mais longas, e é muito eficiente para que você fixe os valores aprendidos na dieta e também para que combata o efeito sanfona. Este é momento que você passa a inserir mais verduras e legumes na alimentação de pura proteína.
- Consolidação: nesta terceira fase as últimas restrições alimentares caem, e a pessoa é convidada a continuar a se manter saudável controlar a alimentação.
- Estabilização: A fase que dura, basicamente, o tempo que a pessoa quiser, pois ela fala. Basicamente, de manter o equilíbrio que se alcançou dentro da dieta Dukan e fazer disto um estilo de vida.
Quais são os Prós e contras da Dieta Dukan?
A principal vantagem da Dieta Dukan é que qualquer pessoa pode se beneficiar dela. Contudo, algumas observações precisam ser feitas:
- Assim como toda a sorte de dietas atuais, aquelas que permitem que você coma uma quantidade baixa de carboidratos, você pode possivelmente enfrentará diversos problemas intestinais e eventualmente de mau humor;
- As pessoas que tem problemas com rins e fígado não devem fazer a Dieta Dukan, especificamente porque eeste tipo de dieta exige muito mais destes órgãos.
- Como em toda a dieta, os exercícios físicos fazem papel fundamental no processo, não podendo ser deixados de lado.
- Devido ao maior acúmulo de impurezas devido ao processo de digestão das proteínas, a hidratação se torna mais importante.
E para finalizar, é sempre importante que você consulte regularmente um médico para que tenha acompanhamento adequado.
Gostou do texto? Veja o vídeo abaixo que está diretamente relacionado ao assunto?