Como a obesidade é tratada

Como a obesidade é tratada

O objetivo geral do tratamento bem-sucedido da obesidade é que a pessoa alcance um peso saudável e permaneça assim por muito tempo. Parece simples, mas o tratamento da obesidade é complexo e variável.

Várias áreas precisam ser abordadas antes que um plano eficaz de tratamento da obesidade possa ser feito, incluindo:

  • Mudanças na dieta (para o que e / ou quanto é comido)
  • Exercício (incluindo planos de atividades e rotinas de treino)
  • Modificação de comportamento (como trabalhar a força de vontade e lidar com a alimentação emocional)

Em alguns casos, o tratamento da obesidade também envolve medicamentos prescritos para reduzir o apetite e / ou cirurgia bariátrica, como o bypass gástrico . 1

Atualmente, existem vários medicamentos de prescrição aprovados para uso de curto e longo prazo para a obesidade. Estes incluem Xenical, Saxenda, Wegovy, Qysmia e Contrave para uso de longo prazo e Fentermina e fendimetrazina para uso de curto prazo.

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Nenhum tratamento único para a obesidade funciona para todos, mas perder peso e mantê-lo se resume basicamente a dois componentes principais: uma dieta com redução de calorias e uma rotina de exercícios físicos.

Equipes multidisciplinares de perda de peso

A pesquisa mostrou que a abordagem de longo prazo mais bem-sucedida para controlar a obesidade é um plano de tratamento multifacetado. 2 Isso pode incluir trabalhar com mais de um profissional de saúde de diferentes especialidades (uma “equipe multidisciplinar”).

Um programa completo de perda de peso deve ser conduzido e supervisionado por uma equipe de especialistas, incluindo um conselheiro ou treinador, médicos, nutricionistas e outros.

Exemplos de profissionais de saúde que podem ajudar na perda de peso incluem:

  • Dietistas devem educar sobre nutrição e ajudar no planejamento de refeições
  • Conselheiros comportamentais para tratar de questões emocionais ligadas a comer demais
  • Life coaches para apoiar a definição e alcance de metas de perda de peso
  • Os preparadores físicos devem projetar um plano de exercícios seguro e eficaz
  • Especialistas em obesidade: médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde que receberam treinamento especial no tratamento da obesidade e são membros da  Obesity Medicine Association (OMA)

Um programa de perda de peso normalmente tem uma fase inicial de perda de peso seguida por uma fase de manutenção para apoiar a perda de peso a longo prazo.

A primeira fase geralmente dura pelo menos seis meses. Após a perda de peso inicial, a fase de manutenção é implementada por mais 12 meses ou mais. 3

Dieta, atividade e estilo de vida

O sucesso do tratamento da obesidade e da perda de peso não ocorre sem mudanças na dieta e no estilo de vida. Qualquer pessoa com diagnóstico de obesidade pode esperar fazer mudanças em seus hábitos alimentares e aumentar seu nível de atividade física.

A dieta exata e o plano de atividades que uma pessoa realiza variam dependendo de vários fatores, incluindo:

  • As necessidades dietéticas atuais de um indivíduo
  • A quantidade de peso que um indivíduo precisa perder
  • O estado geral de saúde de um indivíduo e outras condições médicas
  • Quão disposto um indivíduo está em se comprometer e participar do plano

A perda de peso lenta e constante por um longo período de tempo é considerada a maneira mais segura e eficaz de perder peso e mantê-lo baixo.

Uma pessoa com obesidade pode começar a ver melhorias em sua saúde antes de perder muito peso. De acordo com o National Institutes of Health, uma modesta perda de peso de 3% a 5% do peso total de uma pessoa pode ser suficiente para que ocorram mudanças positivas na saúde, como a redução da pressão arterial e dos níveis de açúcar no sangue. 4

Por exemplo, uma pessoa que pesa 250 libras pode começar a notar uma melhora na saúde depois de perder apenas 5,5 quilos.

Dieta

Não existe um plano de dieta que seja eficaz para todas as pessoas que estão tentando perder peso e melhorar sua saúde. As necessidades e preferências alimentares de cada pessoa são diferentes, portanto, o componente nutricional de um plano de tratamento da obesidade será altamente individual.

No entanto, a recomendação principal para a maioria dos planos de tratamento da obesidade é reduzir a ingestão de alimentos para diminuir o número de calorias consumidas por dia. 5

De acordo com um estudo de 2017 publicado no Contemporary Clinical Trials , quantas calorias alguém ingere por dia pode ter mais influência na perda de peso do que o tipo de dieta que segue. 6

O estudo incluiu dois grupos: um comendo uma dieta pobre em gorduras e o outro comendo uma dieta pobre em carboidratos. Ambos os grupos restringiram sua ingestão em 500 calorias por dia. Embora estivessem se concentrando na redução de diferentes tipos de alimentos, os dois grupos perderam exatamente a mesma quantidade de peso.

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde, uma dieta típica para perda de peso para obesidade é composta por cerca de 1.200 a 1.500 calorias para mulheres e 1.500 a 1.800 para homens.

No entanto, o número exato de calorias que um indivíduo precisa ingerir por dia será determinado por um profissional de saúde que levou em consideração sua saúde geral, nível de atividade e metabolismo.

Não existe uma dieta definitiva que tenha sido considerada a melhor dieta para o tratamento da obesidade, mas existem algumas diretrizes gerais para perda de peso saudável, incluindo:

  • Coma frutas e vegetais: substitua os alimentos com alta densidade energética, mas pobres em nutrição (como donuts, doces e alimentos rápidos ou processados) por aqueles com menos calorias, mas mais nutrição (como vegetais e frutas). 
  • Obtenha muitas fibras: Encha-se de alimentos ricos em fibras e com baixo teor de gordura, como aveia, quinua, feijão e legumes. Esses alimentos demoram muito para serem digeridos, por isso saciam a fome e o ajudam a evitar comer lanches ou refeições extras.
  • Escolha grãos inteiros: Reduza os carboidratos simples (como pão branco e macarrão, bolos e biscoitos e outras guloseimas açucaradas) em sua dieta. Troque-os por grãos inteiros, como trigo integral e pão com vários grãos, macarrão de trigo integral, quinua e cevada.
  • Dê preferência a alimentos vegetais: aumente a ingestão de alimentos vegetais, como vegetais e frutas frescas, e coma menos alimentos com gordura saturada (como produtos de origem animal).
  • Porções de controle: tente comer várias pequenas refeições e lanches em vez de três grandes refeições por dia.
  • Evite refrigerantes: evite bebidas carregadas de açúcar, como refrigerantes e bebidas energéticas. Certifique-se de verificar os rótulos, pois muitas bebidas vendidas comercialmente são carregadas com açúcar escondido.
  • Escolha gorduras saudáveis: evite gorduras saturadas e trans , que são encontradas principalmente em alimentos processados, embalados e fast food. Em vez disso, concentre-se nas gorduras saudáveis ​​de origem vegetal, como abacate, azeite de oliva e nozes.

A consideração mais importante é selecionar um plano de dieta que possa ser usado a longo prazo.

Desconfie de qualquer dieta que alega ser uma solução rápida ou fácil. Perder peso com segurança – e mantê-lo – leva tempo. “Dietas radicais”, dietas da moda e outros planos alimentares extremos podem levar a uma rápida perda de peso a curto prazo, mas não são sustentáveis, eficazes ou seguros para usar como plano de tratamento de longo prazo. 7

Atividade física

Uma rotina regular de exercícios é parte essencial do tratamento da obesidade, mas a perda de peso e um corpo mais forte não são os únicos benefícios.

De acordo com um estudo de 2014 publicado na revista Progress in Cardiovascular Disease , os exercícios podem ser especialmente benéficos para pessoas que correm o risco de desenvolver comorbidades comuns de obesidade, como diabetes e doenças cardiovasculares . 4

Um regime de exercícios eficaz começa lento e progressivamente se torna mais extenuante com o tempo, aumentando gradualmente a força e a resistência de uma pessoa.

Pessoas com obesidade devem seguir as recomendações do médico quanto à quantidade de exercícios que devem fazer a cada semana. Embora o objetivo da maioria das pessoas seja fazer o máximo de atividade física que podem tolerar, fatores específicos determinarão a quantidade e o tipo de exercício recomendado.

Por exemplo, um profissional de saúde irá considerar se uma pessoa tem problemas de saúde ou limitações físicas ao fazer recomendações para exercícios.

Inicialmente, uma rotina simples, como caminhada diária, pode ser suficiente. A regra geral é de pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana. 8

Algumas pessoas preferem exercícios aeróbicos, como uma caminhada rápida todos os dias, enquanto outras gostam de levantar pesos. Você pode até mesmo combinar os dois para um treino de corpo inteiro. Se você escolher uma forma de exercício de que goste e que possa praticar, é mais provável que dê suporte a seus objetivos de perda de peso de longo prazo

Comportamentos

Para muitas pessoas com obesidade, perder peso não é tão simples quanto seguir uma dieta saudável e fazer exercícios regularmente. Os aspectos emocionais e comportamentais da obesidade também precisam ser abordados para que o tratamento seja bem-sucedido.

Por exemplo, há vários motivos pelos quais as pessoas comem demais, mas às vezes uma pessoa pode nem estar ciente do que as leva a fazer isso.

Programas de modificação de comportamento liderados por conselheiros profissionais podem ajudar pessoas com obesidade a identificar fatores estressantes e outros fatores que alimentam seus hábitos de comer demais e aprender a lidar com eles. 9

Abordar comportamentos como parte do tratamento da obesidade também pode incluir:

  • Terapia comportamental individual ou cognitiva individual
  • Sessões de coaching para identificar desafios e definir metas
  • Grupos de apoio, como Comedores anônimos

Cirurgia e Dispositivos

A cirurgia para perda de peso (também chamada de cirurgia bariátrica ) é outra opção de tratamento para a obesidade. No entanto, esses procedimentos geralmente são reservados para pessoas que não responderam às mudanças na dieta, atividade física, comportamentos e estilo de vida. 13

Tal como acontece com os medicamentos prescritos, uma pessoa deve atender a critérios específicos para ser considerada para a cirurgia para perda de peso . A Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (ASMBS) declara que os seguintes critérios devem ser atendidos para ser considerado um candidato à cirurgia bariátrica:

  • Obesidade mórbida (um IMC de 40 ou superior) ou um IMC de 35 ou superior com um distúrbio médico grave relacionado ao peso (comorbidade), como diabetes tipo 2 ou hipertensão
  • Incapaz de perder peso usando outros métodos, como mudanças de dieta e estilo de vida, medicamentos e modificação de comportamento

Também é importante que alguém que procura a cirurgia bariátrica se comprometa a fazer mudanças de longo prazo em sua dieta e estilo de vida para garantir que os resultados da cirurgia sejam bem-sucedidos . 

Existem vários tipos de procedimentos cirúrgicos que podem ajudar na perda de peso, mas a maioria é projetada para limitar fisicamente a quantidade de espaço no estômago e reduzir o apetite.

Cirurgia gastrobariátrica

Durante a cirurgia de redução do estômago , uma pequena bolsa é feita onde a parte superior do estômago se conecta ao intestino delgado. 15  A abertura permite que o alimento e o líquido viajem da bolsa até o intestino, evitando a maior parte do estômago.

Após o procedimento, a ingestão de alimentos é restrita a apenas pequenas quantidades de cada vez. O redirecionamento dos intestinos pode contribuir para os efeitos colaterais comuns da cirurgia de redução do estômago, como deficiências nutricionais .

Bandagem gástrica laparoscópica ajustável (LAGB)

A banda gástrica ajustável laparoscópica (LAGB)  usa uma banda ajustável que é esticada para criar duas bolsas separadas no estômago. 15  O procedimento restringe a quantidade de comida que uma pessoa pode comer antes que ela se sinta saciada e faz com que demore mais para esvaziar o estômago.

Manga Gástrica

Em comparação com o bypass gástrico, uma manga gástrica é uma cirurgia mais simples para remover parte do estômago. 15  Ao criar um reservatório menor no estômago, a quantidade de comida que uma pessoa pode comer antes de se sentir cheia diminui drasticamente.

Os procedimentos de manga gástrica não envolvem o redirecionamento dos intestinos e geralmente são considerados mais seguros do que outras cirurgias. 16  No entanto, existem complicações de curto e longo prazo da cirurgia de manga gástrica .

Bloqueio do nervo vagal

O bloqueio do nervo vagal (ou vBloc) foi aprovado pelo FDA em 2014. O dispositivo é implantado sob a pele do abdômen e envia impulsos elétricos ao cérebro com uma “mensagem” de que o estômago está cheio.

Para se qualificar para o tratamento de bloqueio do nervo vagal, uma pessoa deve ter um IMC de 35 a 45, pelo menos uma condição relacionada à obesidade, e não ter tido sucesso em outros programas supervisionados de perda de peso nos últimos cinco anos.

Dispositivo AspireAssist

O AspireAssist foi aprovado pelo FDA em 2016. O dispositivo é um tubo gastronômico colocado cirurgicamente que permite que uma pessoa drene uma parte do conteúdo do estômago para o banheiro após comer.

Tal como acontece com outros procedimentos cirúrgicos, o dispositivo AspireAssist só é recomendado para pessoas com IMC entre 35 e 55 que não conseguiram perder peso por meios não cirúrgicos.

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