A dança é uma das manifestações artísticas mais antigas que existem, tendo nascido naturalmente com a criação da música. Na Antiguidade a dança também era praticada como forma de homenagear os deuses. É considerada uma das primeiras manifestações artísticas, tendo surgido juntamente com a criação da música A dança é conhecida por trazer benefícios à saúde, tendo um papel importante no emagrecimento e combatendo diabetes, síndrome do pânico, depressão e até mesmo alguns tipos de câncer. Atualmente existe uma variedade enorme de tipos de danças, então citaremos os benefícios de algumas delas: a dança do ventre, a dança de salão e também a zumba.
Dança do Ventre

A dança do ventre tem uma origem um tanto desconhecida, sabe-se apenas que se deu entre 7000 e 5000 anos antes de Cristo, nas regiões do Oriente Médio e da Ásia Meridional. Seu objetivo era preparar as mulheres através de ritos religiosos que eram dedicados aos deuses da fertilidade, para que pudessem se tornar mães. Com a invasão muçulmana da Península Ibérica, a dança se espalhou mundo afora e ganhou um caráter sensual, chegando a ser proibida em alguns países árabes de posicionamento conservador.
Benefícios
- Fortalece e enrijece as pernas, glúteos, barriga, ombros e braços;
- Os órgãos internos são massageados devido aos movimentos oscilantes;
- Corrige a postura da coluna;
- Aumenta a auto-estima;
- Valoriza e modela os seios;
- Queima muitas calorias, contribuindo para o emagrecimento;
- Melhora a coordenação motora e o equilíbrio;
Dança de Salão
Essa denominação, na verdade, refere-se a mais de um tipo de dança, executada sempre por um par de dançarinos. A dança de salão possui diversas origens: algumas nasceram, inclusive, no Brasil, como o forró, a lambada, o samba de gafieira, o maxixe e outras. Ao redor do mundo são realizadas inúmeras competições de dança de salão. A dança de salão sempre exerceu um papel social, já que em sua origem, era através das danças na corte que se reuniam pares destinados ao casamento.
Benefícios
- Aumento da confiança e perda da timidez;
- Equilíbrio emocional;
- Estímulo da circulação sanguínea;
- Aumento dos batimentos cardíacos;
- Melhora na capacidade respiratória;
- Bem estar físico e psicológico;
- Queima muitas calorias.
Zumba
A zumba une dança e exercícios e foi inspirada nas danças latinas, desenvolvida por um coreógrafo e bailarino de Miami chamado Alberto Perez. A zumba logo se tornou febre em todo o mundo, devido à possibilidade de associar o exercício físico com a diversão, além do fato de poder ser praticada por todas as pessoas.
Benefícios
- Trabalha e enrijece músculos inferiores, como coxas, glúteos, panturrilhas e os músculos do abdômen, cintura e quadril;
- As coreografias são mais fáceis de aprender;
- Não há discriminação: não é preciso saber dançar para praticar zumba;
- Queima de 500 a 1000 calorias, dependendo da intensidade do treino;
- Eleva a auto-estima;
- Prática alegre e divertida;
- Melhora a coordenação motora e melhora os reflexos.
Com o passar dos anos, as danças perderam seu caráter unicamente sagrado e se tornaram um tipo de manifestação da linguagem corporal, além de um meio de engajamento social e entretenimento.
Que tal conferir o vídeo que separamos para você sobre o assunto?